SALADA CAPRESE garçom, este gazpacho me foi servido frio

O Retorno

Pelo menos, dois grandes interesses podem mover o espectador do filme “O retorno” , que estreia no dia 4 de setembro. O primeiro deles está relacionado com a trama, inspirada na milenar Odisseia, de Homero. Um clássico dos clássicos. O elenco também é um atrativo. Os protagonistas são Ralph Fiennes e Juliette Binoche, que fizeram parte de um filme multipremiado: O paciente inglês. Comecemos pela sinopse.

No começo da história, encontramos Penélope (Binoche), cercada por dezenas de homens ávidos para que ela finalmente escolha com qual quer se casar. Ela, entretanto, vai os enrolando, pois pressente que o seu marido Odisseu (Fiennes), que foi lutar na guerra de Tróia, está vivo. E ela está certa. 

Só que vivo não quer dizer saudável. Aqui, Odisseu, para além das sequelas físicas, está quebrado emocionalmente. Afinal, como explicar para o povo de Ítaca, a ilha onde se passa a trama, que ele foi o único sobrevivente? Ele vai ser amado do mesmo jeito? E ainda existe mais um complicador: o filho Telêmaco, vivido por Charles Plummer. O jovem vive uma relação complexa com a mãe e a sua fixação no retorno do marido. Ele vê Ítaca ser deixada às moscas. 

No fundo, O retorno não deixa de ser uma variação da parábola bíblica do filho pródigo que, por sua vez, vive sendo referenciada em centenas de outros filmes, animações e novelas. Essa jornada é conduzida de forma sensível e envolvente. É fácil torcer para o Odisseu, vivido por Ralph Fiennes, consiga superar as suas crises e volte para Penélope

E agora chegamos ao casal de protagonistas. Se você for assistir O retorno, pensando que vai ver muitas cenas de Fiennes e Binoche contracenando juntos, tenho uma má notícia. É relativamente curto o tempo de tela dos dois lado a lado. O que faz sentido com a proposta do filme, que é mostrar a jornada de Odisseu de volta para casa. Mas isso não deveria ser um problema. Primeiro, este é um filme muito agradável, e Fiennes e Binoche defendem os seus personagens com a competência habitual. E, depois, você sempre poderá rever O paciente inglês em algum streaming da vida. 

Leitor desde sempre. Apaixonado por literatura policial, divulgação científica, quadrinhos, e quase todo o resto. Fez história e jornalismo só para ficar desempregado em duas faculdades diferentes.